FLL

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar.  A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. Por meio de uma experiência criativa os competidores resolvem problemas do mundo real: planejam, projetam, constroem e programam robôs com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS®.

Desde 1998 a FLL tem inspirado tanto crianças como adultos. Cada desafio contém várias provas que devem ser cumpridas em um tempo curto e o objetivo é que eles consigam fazer o máximo de pontos possível em cada um dos três rounds.

fll

Além dos desafios de desenvolvimento do robô na mesa outros valores também precisam ser reconhecidos. Esses valores são contabilizados baseados em vários fatores discutidos durante a competição. Em suma, eles são baseados da seguinte forma:

Core Values:

Valores são pilares na FLL e estão entre os elementos fundamentais do programa. Ao adotar os valores centrais, os participantes aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos e que ajudar um ao outro é fundamental para o trabalho em equipe. Nesta etapa os times são avaliados nas subcategorias: trabalho em equipe, inspiração e Gracious Professionalism™.

Projeto de Pesquisa:

Aqui, as equipes devem escolher um tema que considerem interessante e criar uma solução inovadora. No último desafio, o tema era World Class, os competidores deveriam buscar estratégias para aperfeiçoar a experiência de aprendizado em uma sala de aula. Após esta etapa, as equipes compartilharam suas descobertas com os outros.

Design do Robô:

Nesta etapa, o robô é avaliado nas subcategorias de desenho mecânico, estratégia e inovação e programação. As equipes apresentam seus projetos de robôs para os jurados que possuem a tarefa de selecionar os melhores que atendam os requisitos (realização das missões) dadas as limitações, como tamanho, uso de peças e software.

Desafio do Robô:

Nesta etapa, as equipes projetam, montam, programam e testam robôs autônomos usando a tecnologia LEGO® MINDSTORMS®. Os robôs são projetados e programados pelos membros da equipe para executar uma série de tarefas, ou missões, durante partidas de 2 ½ minutos em uma mesa de competição que reflete o tema do mundo real para aquela temporada.

Esperamos que a sua equipe possa participar desse desafio e compartilhar um pouco do conhecimento com todos os envolvidos, para isso, recomendamos que vocês pensem da seguinte forma:

  1. Somos uma equipe.
  2. Trabalhamos para encontrar soluções com orientação dos nossos treinadores e mentores.
  3. Sabemos que nossos treinadores e mentores não têm todas as respostas; aprendemos juntos.
  4. Praticamos e honramos o espírito da competição amigável.
  5. Aquilo que descobrimos é mais importante do que o que ganhamos.
  6. Partilhamos as nossas Experiências com outros.
  7. Demonstramos Profissionalismo Gracioso® e Coopertition® em tudo o que fazemos.
  8. Nós nos divertimos!!!

Juízes de Design de robô na etapa FLL Nacional.