PROJETO_DE_PESQUISA

Olá, pessoal! Vocês devem estar empenhados nos preparativos e treinos, já que estamos na reta final, há menos de um mês do início das regionais. A expectativa é grande em conhecer os projetos de pesquisa das equipes e principalmente as soluções inovadoras.

O que é inovar? É introduzir novidade em, fazer algo como não era feito antes. Gerar ideias inovadoras não é fácil, não nascem prontas, precisam ser refinadas, revisadas, melhoradas e a chance de inovação aumenta quando são bem pensadas, repensadas, discutidas, desenvolvidas e colocadas em prática. E para ser um inovador não existem regras, guias ou segredos, apenas valores como perseverança, paixão pelo que faz e coragem.

m 02

Para o projeto de pesquisa, o primeiro passo é coletar todas as informações necessárias referentes ao problema. Com as informações em mãos, faça uma revisão e escolha uma solução que atenda as necessidades daquela determinada situação. Não se esqueça de pensar e considerar as possibilidades de implementação e como essa solução vai ser compartilhada. É importante lembrar que a solução precisa agregar valor para a sociedade, melhorando algo que já existe de maneira inovadora, ou criando algo totalmente novo.

img_letras_brancas

Façam perguntas para vocês mesmos: a solução é viável? Estamos empolgados com a solução que definimos?  Podemos melhorar a solução de alguma maneira? É segura e eficiente? Como faremos a implementação? Que materiais, processos de fabricação, tecnologia, custos são necessários para tornar a ideia em realidade? Podemos fazer de maneira mais fácil e barata? É efetiva para as pessoas que se beneficiarão? Como podemos falar da solução com cinco palavras? Como e com quem iremos compartilhar nosso projeto?

Em um dos regionais do ano passado, perguntei sobre os custos para implementar a solução de uma equipe que não tinha feito um levantamento adequado. No outro dia, chego à sala e lá estavam dois membros da equipe me esperando. Eles entregaram uma tabela bem detalhada e disseram: “sei que não podem considerar”, mas nos esforçamos para responder sua dúvida. Achei isto o máximo, o envolvimento e empenho da equipe com o projeto.

E já estão se preparando para a apresentação?

Bom trabalho a todos! E reforço o item 4 da imagem.

Abraços,

Márcia Chinem