Olá pessoal tudo bom? estão gostando? Hoje trazemos um assunto de muita repercussão entre as equipes, a nomenclatura comum das peças. Pode parecer algo simples mas já ouvi tanto nome/apelido pras peças que utilizamos diariamente que achei necessário achar um meio termo entre eles e trazer a vocês a adaptação dos nomes reais, legal né? Para isso, vamos dividir esse assunto em alguns posts pra garantir que a maioria das peças sejam cobertas.

A questão da nomenclatura de peças é muito pertinente pois várias vezes em laboratórios e salas de aulas, cada um apelida a peça de acordo com seu tipo ou nome comum, porém, quando mudamos de laboratório ou salas de aula, cada novo aluno apresenta um novo termo que poderá ser aplicado. Quando vemos equipes praticando a troca de informações em outros estados ou no nacional a bagunça fica ainda maior!

Pra começar, vamos separar os tipos de peças mais comuns, o bloquinho de se construir castelos e casas, carros e naves se chama “Bloco“/”Brick“. Ele tem a altura de três “Placas“/”Plates“, independente do tamanho delas. Todos eles possuem um “Stud” em cima. O Stud nada mais é que essa cabecinha do bloquinho. 🙂

Blocos 1×1 (1 bloco de largura por 1 de comprimento)

Placas de tamanhos variados

Nos sets technic, NXT e alguns sets normais existem vários blocos technics, eles tem o mesmo tamanho de um bloco padrão, porém possuem vários buracos para serem usados na interligação de outros blocos technics ou vigas assim como demonstrado abaixo.

Bloco Technic 1×4 (1 de largura x 4 de comprimento)

1 Viga (Technic Beam)

As “Vigas” são muito parecidas com os blocos technic porém elas não possuem os studs em cima, facilitando assim a construção de estruturas. Eles existem de tamanhos bem variados sendo que serão sempre do tamanho 1×3 até 1×15. Lembrem-se que os tamanhos LxC significam sempre Largura X Comprimento da peça.

Várias outras tipos de peças foram criadas para adicionar curvas às nossas construções, para isso, os nomes não poderiam ser diferentes, estamos diante das “Vigas Curvas” ou “Vigas em L“. Logo abaixo temos representados vários desses tipos de peças.

lego beams

Vigas curvas de tamanhos variados

toranomaki

Blocos technic intertravados com Vigas Technic

Em breve falarei sobre uma técnica de construção chamada Intertravamento, assim como demonstrada na imagem acima. Por enquanto quero que vocês vejam que é possível fazer essa conexão para adicionar mais resistência a construção do robô. Enfim, por hoje é só, espero que tenham gostado da nossa primeira parte da explicação sobre os tipos de peças e suas nomenclaturas padronizadas assim como uma amostra das técnicas de construção que serão apresentadas aqui.

Enjoy!