Faltam poucos dias para a fase Nacional e muitas equipes andam trabalhando noite e dia pra conseguir finalizar seus trabalhos à tempo de viajar pra Brasília e apresentarem da melhor forma possível para os juízes. Mas o que mais deixa os técnicos loucos nessa hora é saber o que falta, o que já está pronto e o que já foi finalizado não é mesmo? Por isso mesmo, hoje trago uma dica bem útil e com o nome bem diferente, KANBAN.

Kanban é uma metodologia visual de controle de tarefas que foi desenvolvida na decada de 1940 pela Toyota e é utilizada largamente nas indústrias e empresas por todo o mundo. Essa mesma metodologia vai nos ajudar visualmente à identificar cada uma das nossas tarefas. Quer aprender essa nova técnica? Então vamos lá!

1- Escrevam tudo o que vão desenvolver para levar ao nacional, tudo o que já fizeram e tudo o que estão fazendo. Agora separe cada um em categorias (Core Values, Design, Programação, Pesquisa e Estratégia).

2- Agora que já escreveram tudo, vão em um quadro e façam três grandes colunas e escrevam lá FAZER, FAZENDO e FEITO.

3- Separem as ações que já foram feitas, que estão fazendo e que já completaram em cada uma das colunas. Recomendo usarem post-its (pequenos papéis auto-colantes) com cores diferentes pra demonstrar cada categoria que estão trabalhando (por exemplo, verde pra design, azul pra programação, amarelo pra core values e assim por diante).

 

4- Cada vez que vocês terminarem uma ação, retirem o post-it de uma coluna e passe para a próxima até que não exista mais nenhuma atividade pendente em nas colunas FAZER e FAZENDO.

Como uma imagem fala mais do que mil palavras, a metodologia de kanban com cores vai poder mostrar pra todos quais categorias estão precisando de mais esforço nesse momento e quais atividades precisam ser completadas em tempo.

Update:
Após a divulgação desse material o time do LEGONautas (BETIM/MG) mandaram uma foto do seu Kanban atualizado. No modelo deles eles preferiram aplicar cores para o que era de maior prioridade até o que não tinha prioridade nenhuma para o torneio. Dividiram também no que poderiam desenvolver em grupo ou em casa, o que já ajuda muito na organização diária. Ficou excelente, não ficou?

Espero que tenha ajudado com essa simples ideia e que possam alcançar todas as atividades em tempo. Caso precisem de mais alguma técnica pra ganhar tempo ou melhorar suas atividades não deixem de comentar ok?

Boa sorte!