Olá pessoal!

Após um certo tempo, volto a escrever aqui no Aprenda Robótica para vocês!

Mas hoje, ao invés de continuar a série de posts sobre a Temporada Trash Trek℠. Mas aqui não vou tratar de dicas sobre estratégias, ou técnicas mirabolantes, ou mesmo sobre algo revolucionário, porém, algo tão importante quanto.

Desde o lançamento da temporada no final de agosto, todos tiveram acesso as regras do Desafio do Robô, e esse ano as mudanças foram notáveis. E alguns times vem comentar conosco sobre as missões, e como irão faze-las, e o uso de ferramentas de engenharia cada vez mais sofisticadas. Mas o princípio básico para a resolução das missões, continua sendo deixado de lado. Muitas equipes NÃO ESTÃO LENDO AS REGRAS!

Cuidado Regras

E na prática, isso pode ter consequências negativas na criação de estratégias e na resolução das missões da mesa!

MUDANÇAS NAS REGRAS

Bom, como podemos ver no vídeo oficial da FIRST (Disponível com legendas, no canal oficial do Operador Nacional), o próprio Scott Evans (Game Design e criador do Desafio do Robô), pede para que os times leiam atentamente as regras e não se baseiem no que sabem dos anos anteriores. A redução no número de regras e palavras, além de simplificar, tem por objetivo, que todas as equipes LEIAM o material.

Bom, uma das grandes mudanças é a separação das regras por 4 grandes sessões:

1 – Guia de Princípios;

2 – Definições;

3 – Equipamento, Software e Pessoas;

4 – Missões;

É a Guia de Princípios, que diz quais são as bases do torneio, e como as equipes devem organizar fundamentar o seu trabalho. Como em todo o Torneio, todo o trabalho gira em torno do Gracious Professionalism. Isso inclui a relação entre os membros da equipe, com as outras equipes, com os juízes e voluntários do evento.

A questão da variabilidade também é algo que deve ser considerado. As equipes devem projetar seus robôs e planejar suas estratégias prevendo essas variações.

Mas o que ensejou esse post hoje, foi especialmente a GP05 – PRIORIDADE DE INFORMAÇÃO:

GP5 – PRIORIDADE DE INFORMAÇÃO

  • No caso de conflito entre fontes de informação do jogo, a prioridade/autoridade em ordem decrescente é…
  • #1 = Texto de Updates do Desafio do Robô atual
  • #2 = Texto de Missões e Configuração da Arena
  • #3 = Texto de Regras
  • #4 = Decisão do Juiz Chefe de Arena local
  • Fotos e vídeos não têm validade, exceto quando referidos nos textos em #1, #2 ou #3.
  • E-mails e comentários de fórum não têm validade, mesmo de fontes oficiais. Considere como uma opinião.

Fora as quatro fontes elencadas, NENHUMA OUTRA FONTE DE INFORMAÇÃO tem validade para a avaliação do Desafio do Robô. Algumas equipes estão utilizando como referencia diversos vídeos que outras equipes disponibilizam na internet. Tenha cuidado, pois alguns podem induzir a erro. Antes de adotar uma estratégia, analise se ela é válida.

Os updates são muitas vezes deixados de lado pelos times, e no dia da etapa na qual irão participar, pequenas mudanças que não foram consideradas, podem invalidar toda a estratégia! Fique atento ao site do Operador, e tenha sempre à mão e revise suas estratégias a cada update! O link para baixar o mais recente é: Torneio de Robótica FLL> “Documentos da Temporada”. Nesse link estão disponíveis também TODOS OS DOCUMENTOS RELATIVOS A TEMPORADA 2015 – 2016 Trash Trek℠.

O texto de Missões e Configuração da Mesa, precisa ser lido atentamente. Isso, por que na ânsia de começar a treinar a parte do Desafio do Robô, construindo e programando, esquecemos de alguns detalhes de suma importância. Chamo a tenção para ler a parte de configuração da mesa, pois temos percebido, através de vídeos e fotos que as equipes estão postando, que muitos estão treinando com a MESA CONFIGURADA INCORRETAMENTE!

Para evitar isso, considere reler as Regras atentamente. Leia, prestando atenção nos seguintes detalhes:

               – Posição dos “Laços”, que estão presentes nos Modelos de Missão: Metano, Sacola Plástica, Itens de Valor. Verifique que eles estejam na posição correta, e lembre que existem marcações no tapete indicando a posição dos mesmos.

               – Posição dos Modelos de Missão na Mesa. Alguns modelos estão sendo posicionados sem respeitar a marcação limite no tapete. Preste atenção em especial no modelo Triagem, Transferências Leste e Oeste.

FLL2015TrashTrek-Mat-Elements-8in-v02

Caso seu time tenha alguma dúvida sobre as regras das Missões, sobre a pesquisa, ou qualquer outro aspecto do Torneio, por favor, mande-a para o e-mail oficial: torneiofll@sesi.org.br .

Considere esse post, quando for testar suas estratégias na mesa na próxima vez, como uma referência para rever seus modelos de missão, bem como as suas posições no tapete.

Desejamos que sua equipe se diverta muito nas etapas Regionais que estão para começar!!!  #GoFLL !