Fala galera…
Mais uma vez estamos aqui para trazer uma dica e ajuda pra todos vocês amantes de LEGO. Já falamos de alguns itens e pontos importantes para se ter um bom robô, mas hoje, vamos falar de um item muito importante que sem ele seria muito difícil fazer com que o robô se deslocasse para realizar as tarefas exigidas em qualquer desafio. Sabemos que os pneus e rodas são essenciais para locomoções de quase todo tipo de meio de transporte desde de um simples carrinho de supermercado até um avião, mas vocês já pararam pra pensar o porque existe tantos modelos e tipos de conjuntos de rodas e pneus? Hoje iremos abordar esse assunto, portanto, sejam bem vindos a esse tema e se segurem pois o pneu vai cantar! 🙂
Como um construtor de robô LEGO ao longo desses anos um dos maiores problemas que encontrei foi em relação ao tipo de pneus e rodas que poderiam ser aplicados. Confesso a vocês que gosto de montar todo tipo de robô mas minha paixão são os robôs de deslocamento com garras, braços, suportes e etc.
Durante os últimos anos fui juiz de design de robôs na FLL e SUMÔ LEGO e um dos grandes assuntos sempre foi relativo ao uso de determinado tipo de pneu ou roda para os desafios propostos. Ainda mais em um universo de peças onde existem vários modelos que são recomendados para estrada, terra, neve e etc. Por isso, cabe a nós estudarmos cada modelo e encontrar qual deles realmente nos atende.
Sempre que formos desenvolver um robô, carro, caminhão ou outro tipo de meio de locomoção devemos levar em consideração ao peso do projeto, tamanho, largura, quantidade de eixos e qual terreno será aplicado. Um dos quesitos mais importantes é relativo à tração.
Quando dizemos que o carro tem tração em duas rodas (dianteiras ou traseiras) ou nas quatro rodas, significa que todas essas rodas exercem força contra o piso fazendo com que o carro se mova. A tração depende principalmente da dureza dos pneus, da forma e do tipo de material que eles são feitos. Por exemplo, pneus de borracha geralmente têm uma melhor tração do que as rodas de plástico sólidos, isso acontece porque a borracha é macia garantindo uma melhor trava ao piso em comparação com os pneus de plástico duro.
Quando temos a aplicação de peso sobre um carro de verdade por exemplo, temos que sempre lembrar em relação à pressão aplicada dentro do pneu, se ele estiver muito murcho sofrerá uma deformação que dará muita tração causando lentidão e desperdício de combustível (1). Se aplicarmos a pressão adequada ele estará com todo a sua superfície de contato ao chão apresentando melhor performance em relação ao movimento (2). E caso o carro possua muita pressão interna o pneu sofrerá uma grande deformação, diminuindo sua área de contato e causando possibilidade de derrapagem e escorregões desnecessários (3).
A mesma coisa acontece com os nossos robôs, caso ele esteja muito pesado o pneu poderá sofrer muita deformação e se tiver rodas muito finas poderá escorregar. O segredo é encontrar a forma correta de aplicação entre peso e tração para que possamos ter o melhor desempenho possível. A utilização de pneus muito largos em um tapete de FLL poderia adicionar mais tempo no deslocamento do seu robô, já em uma competição de sumô ele poderia adicionar maior possibilidade de força na mesa. Viram a diferença?
Além de uma infinidade de rodas, podemos utilizar também as esteiras. Elas podem ser de borracha, plástico ou um mix dos dois. Vamos conhecê-las?
Esteira de borracha utilizando aro como apoio.
Esteira 3873 utilizando engrenagens de 40, 24 e 8 dentes.
Esteira de plástico muito utilizado para se locomover na neve.
Esteira de plástico com borrachas para ter maior atrito em superfície como
vidros, madeira e pisos lisos.
Exemplo de um robô com pneu slick na tração e a ball caster como facilitadora para giro.
Alguns modelos de pneus de Lego.
DICA: Devemos levar em consideração que nem todos os tipos de rodas poderão nos atender, algumas vezes a estratégia pode mudar tudo. Você sabia que é possível utilizar apenas os aros da roda? Elas podem ser utilizados para manter um bom deslocamento de curvas e evitar trepidações.
Em breve teremos mais posts sobre aplicação dos pneus, aros, uso de “Ball Casters” e dicas de uso de rodas. Espero ter esclarecido um pouco sobre esse assunto.
Obrigado!
G.Constantino
Post muito bom !!!!
Ajudou bastante nossa equipe !!
Que bom Luis, fico feliz por termos lhes ajudado!
Gui Lima onde vocês acharam a foto “Esteira de borracha utilizando aro como apoio”??
Olá Rafael!
Elas fazem parte do modelo comprado nas lojas ou em alguns kits da série Chima ou Ninjago.
obrigado pelo seus conselhos sempre ajudando em desafios parabéns