Bom dia caros leitores e seguidores do Aprenda Robótica. Hoje vamos falar de um item muito importante para obter uma boa estrutura, estabilidade e um ótimo desempenho do nosso robô. Você conhece as Buchas?

Buchas

Algumas vezes as estruturas que são construídas possuem um certo grau de instabilidade nos seus movimentos, mas por que isso acontece? Na verdade se dá a vários fatores, um desses seria devido a correta utilização das buchas!
Quando utilizamos adequadamente, elas servem para preencher espaçamentos e travamentos entre engrenagens, vigas e eixos. Infelizmente quando não sabemos utilizá-las corretamente, são elas, as buchas que sofrerão  avarias e quebras devido ao mau planejamento do robô.
As buchas são encontradas no modelo de 1/2 bucha, 1/2 bucha dentada, bucha e pino conector com bucha. Podemos encontrá-las em diversas cores, Você sabia que as buchas coloridas não tem um determinado motivo e diferença na sua aplicação? Elas tem coloração diferente devido à estética e beleza dos projetos, já que elas estão presente nos ajustes externos de um projeto.

Buchas simples

 

Abaixo a 1/2 bucha simples utilizada para ajustes entre vigas de 0,5 mm e tradicionais, ela também pode ser encontrada e utilizada em um conjunto de polias.

1/2 Bucha simples.

A 1/2 bucha dentada possui 16 dentes para encaixes em outas engrenagens ou conectores dentados possibilitando realizar montagem em graus. (Dica importante a única forma de conseguir travar essa engrenagem é com o uso dessa bucha)

Abaixo um Pino com Bucha que pode ser utilizado na troca rápida de garras e estruturas. Pode ser encontradas em diversas cores.

Bucha com pino.

Bucha com conexão em “T” utilizada para realizar ligação entre as mangueiras do sistema pneumático fazendo com que tenha um melhor desempenho na fixação das mangueiras sem prejudicar a passagem de ar necessária.

Bucha com conexão em “T”

Diferentes formas de uso da 1/2 bucha simples e dentada para travara engrenagem de rosca sem fim. Aqui podemos verificar que a melhor forma entre as duas opções abaixo seria a 1/2 bucha simples pois possui a maior área entre a engrenagem e a bucha evitando que entre algum corpo estranho nos dentes.

1/2 Bucha para travamento

 

Utilização da bucha 1/2 simples em vigas de 0,5 mm na montagem de “roda boba”

Roda boba com meia-bucha

Outra peça bem interessante é o conector pino luva (existem outros tipos de conectores mas falaremos em breve de cada um deles). Esse conector é um tipo de bucha pois com ele é possível criar um espaçamento entre os eixos ao invés de usar duas buchas por exemplo.

Conector Pino Luva

Precisamos utilizar as peças adequadamente para que no meio de um exercício não tenhamos surpresas, muitas vezes temos um desempenho ruim na mesa de desafios. Esse problema pode ser causado pelo uso incorreto de determinada peça. Na imagem a seguir podemos ver claramente a utilização de duas buchas diferentes no ajuste de espaçamento e também uma meia bucha já rachado pelo seu uso inadequado.

Problema ocasionado pelo uso incorreto da bucha.
Problema ocasionado pelo uso incorreto da bucha.

Bom galera por hora é isso! Espero que tenham gostado dessas dicas importantes.
Ahh e não se esqueçam de nos enviar suas perguntas e dúvidas!
Abraços,

Gui Constantino

  • Emas168
  • Emas168
  • Emas168
  • Emas168
  • Emas168
  • Emas168
  • Emas168
  • Emas168
  • Emas168
  • Emas168
  • Deixe uma resposta