Apresentando seus Projetos de Pesquisa

Olá meus queridos leitores do Aprenda Robótica!

Preparados para pensar um pouco mais sobre os Projetos de Pesquisa da FLL? O enfoque de hoje é a parte da Apresentação de seu projeto aos juízes, combinado? Então vamos lá!

Vocês já repararam na quantidade de equipes que gastam tempo, energia, e muitas vezes dinheiro, para levar aos Torneios protótipos reais de suas Soluções Inovadoras sem se darem conta de que uma boa apresentação poderia lhes render muito mais indicações do que o projeto físico finalizado em si? A equipe pode levar um protótipo finalizado, com a pesquisa já em funcionamento, mas, primordialmente, ela deve levar uma PROPOSTA de Solução para o problema encontrado.

Honeybees1

E o que você entende por proposta? Segundo o dicionário Aurélio:

proposta
[F. subst. do adj. proposto.]
Substantivo feminino.
1.Ato ou efeito de propor.
2.Aquilo que se propõe, se apresenta; proposição:
Sua proposta de aumento de salário foi recusada.
3.Plano ou projeto proposto:
A firma perdeu a concorrência por ser a sua proposta onerosa demais.
4.Oferecimento, oferta.

Desta forma, onde deve estar o foco de sua apresentação? Em uma boa Proposta para sua Solução Inovadora ser vista com bons olhos pelos juízes!
“Ahh… Mas tia Paulinha, a gente faz um teatro bem legal que mostra o Problema Encontrado e a Solução Inovadora de uma maneira super criativa”!
Poxa, que legal! Então que tal agora incluir nesta sua apresentação alguns outros fatores além da criatividade?

Vocês precisam mostrar para os juízes que tiveram um bom Processo de Pesquisa. Neste ponto alguns problemas podem surgir. Vamos analisar conjuntamente alguns deles? Observe com calma o seguinte exemplo:

64 Daniel and Sam boards

A minha pesquisa deste ano é sobre a quantidade de lixo espalhado pelas cidades. Muitos moradores dos centros urbanos descartam lixo em locais inadequados e de maneira irresponsável. Para acabar com o acúmulo do lixo é necessário uma reeducação ambiental aliada a ações de limpeza das cidades. Para isso, minha proposta é criar uma máquina que coleta o lixo das ruas e separa o lixo seco do lixo úmido. Além disso, minha proposta é fazer uma campanha de conscientização para que as pessoas falem “Não” ao lixo de suas cidades e levem consigo sempre uma sacolinha em suas bolsas para coletar os materiais das ruas e jogar nos locais corretos. Nossa campanha leva o nome de “Uma sacola por uma vida”.

Agora responda: a solução inovadora desta equipe está clara? Ela se consiste na máquina ou na campanha? Uma coisa muito normal é a apresentação de ambas as ideias serem postas como a mesma coisa, e os juízes se perguntarem: – Qual era mesmo a solução inovadora da equipe? Por isso, percebam se tudo em sua apresentação evidencia a solução inovadora, de maneira que ela fique bem clara para todos os juízes, e não seja confundida!

Sua equipe teve um bom Processo de Pesquisa? Quantas fontes diferentes de informação ela utilizou? Em números e registros, vocês PRECISAM mostrar para os juízes durante a apresentação do Projeto quais foram! A criatividade de como vocês vão apresentar estes números depende de vocês, mas é fundamental que encaixem em sua apresentação as fontes de informações de qualidade usadas! E tentem ampliar a pesquisa para além do espaço comum: teses de monografias, filmes, enquetes, etc., podem ser excelentes para a ampliação de seu enfoque durante o processo. E não se esqueçam do Especialista da Área! Este profissional deverá estar relacionado em suas fontes com forte evidenciação das contribuições ofertadas por ele. Números, fotos e textos enriquecem muito a veracidade das informações passadas, não concorda?

folder

Clique na imagem para visualizar melhor 🙂

Outro problema bastante comum é sobre a Originalidade de sua Solução Inovadora. Nem preciso dizer da importância de um estudo extensivo sobre as soluções já existentes para o problema que sua equipe encontrou. Daquele exemplo mesmo que inventei há pouco, a solução que a equipe propôs, de uma máquina que coleta o lixo espalhado pela cidade, é inovadora? Já existem muitas máquinas no mercado que fazem isso, talvez não aqui no mercado nacional, mas em países bem desenvolvidos é algo bastante comum. Pois bem, devo descartar minha ideia? Não! Mas você precisa propor uma solução que difere em, pelo menos, alguns pontos das máquinas já existentes, aprimorando-as, desenvolvendo novos mecanismos, ampliando-as para outras utilizações. E como vocês mostram isto para os juízes? Com números, textos e imagens! Lembrem-se, as informações devem ser passadas de maneira organizada e bem documentada. Saca só, que tal listar em que pontos seu Projeto de Pesquisa é inovador? Quais melhorias ele traz com relação às soluções existentes? Explore sua criatividade e garanta uma boa avaliação mostrando as pesquisas já existentes e em quanto a sua as supera!

Além disso, vocês irão considerar todos os fatores de implementação da Proposta de Solução, como custos, facilidade de implementação, etc. Faça também listas destes custos e não se esqueçam de colocar tudo bem organizado e claro durante a sua apresentação! Você pode apresentar aos juízes durante os 5 minutos que tem disponível e também em um folder representativo de seu Projeto de Pesquisa.

Mas que tal inovar um pouco? Você sabe que o juiz não consegue ler muita coisa durante o campeonato, já que o tempo é curto, então o que acha de apresentar de uma maneira mais dinâmica e legal? Já ouviu falar nos infográficos? Eles são uma boa alternativa para apresentar ideias de uma maneira rápida e interessante! Vale a pena dar uma pesquisada nesta dica! 😉

Fonte: Imagem pública

Fonte: http://asboasnovas.com

Agora só falta um ponto… Você sabe qual é? O compartilhamento. Sim, ele também deve estar presente em sua apresentação do Projeto de Pesquisa! Uma boa proposta inclui a aprovação do maior número de pessoas e nas mais diversificadas áreas de utilização do mesmo! Que tal compartilhar com quem poderia se beneficiar do projeto? Com quem poderia lucrar com o projeto? Com quem poderia simplesmente gostar do projeto? Abra os horizontes para que suas ideias alcancem patamares cada vez maiores. E porque não tentar uma patente? Se seu projeto é bastante inovador e implementável, o registro de sua patente garantirá os créditos para sua equipe por muitos e muitos anos adiante, ajudando pessoas e ajudando também nosso desenvolvimento científico.

Pensem sobre estes pontos, reflitam se sua apresentação engloba-os e abram suas mentes para níveis cada vez maiores de entendimento dos problemas e soluções propostas. A chave de uma boa avaliação, principalmente na análise do problema, reside na sua capacidade de interpretar as perguntas que lhes serão feitas e processar respostas pertinentes. O conhecimento mora em sua cabecinha, basta incentivá-lo e aprimorá-lo. Somos todos muito capazes de encantar pelas nossas ideias e contribuir cada vez mais, não somente para a FLL, mas também para uma sociedade mais bem preparada ao enfrentar os problemas existentes.

Uma boa jornada a todos!

Fiquem com meu carinho e até a próxima! <3