Olá pessoal, estou aqui tarde da noite pra poder lançar pra vocês uma informação quentinha. A equipe Droids Robotics já recebeu o tapete de desafios para a FLL 2015/2016 Trash Trek e divulgaram algumas fotos em seu Facebook. Eu consegui juntar várias informações pra fazer uma análise bem rápida sobre o tema. Vamos lá?
O tapete possui uma base bem diferente do que estamos acostumados, dessa vez ela é circular (1/4 de círculo) e possui 47 cm de raio. Possui também uma segunda linha que está a 9 cm de distância da base que pode vir a ser um limite para os robôs (não confirmado). Vale lembrar que nesse novo desafio o robô base precisará ser ainda menor e mais efetivo, várias dicas como essas serão tratadas aqui na seção de design de robô, fiquem de olho! Outro detalhe importante é que a utilização de gabaritos diagonais podem ajudar as equipes a conseguirem aproveitar o espaço disponível para saída do robô. 😉
O quebra-cabeças do tapete desse ano é bem intrigante. Recomendo procurar pelos seus mentores e começarem a pesquisar sobre o tema. Com certeza várias equipes no Brasil conseguirão resolvê-lo! Na parte de cima temos acesso a uma medida (59mm(2-5/16″) e na parte de baixo uma série de números (265181523119205) o que será que eles significam?
O tapete possui 7 seções divididas por linhas pretas e brancas, não possuem cor em suas separações ou linhas divisórias, o que pode vir a ajudar às equipes que utilizam os sensores do NXT. Nas fotos impressas é possível identificar no topo do lado esquerdo uma embarcação/navio carregando vários contêineres em alto mar, logo após um avião em sua fase de construção, alguns vagões de trem, uma área de construção de grandes prédios e arranha- céus, um caminhão transportador de cargas, uma tartaruga nadando em uma praia com algumas marcações (lixo?) e muito lixo sendo acumulado próximos a uma mata verde.
Abaixo algumas fotos próximas de cada área que foram descritas acima.
Abaixo estão as fotos dos sacos de peças do desafio proposto. Como os manuais de construção assim como as regras serão apresentados apenas em agosto, teremos que ficar adivinhando o que deve ser criado com cada conjunto de peças, mas, baseado no que já sabemos e nas peças propostas, dá pra apostar em algumas construções, vamos conhecê-las?
Infelizmente por enquanto só podemos imaginar no que esses sacos de peças poderão se transformar, mas enquanto isso, recomendo que vocês comecem a fazer a pesquisa sobre o quebra-cabeça e comecem a construir robôs menores e com menor número de anexos mas que sejam efetivos na coleta/separação do lixo e movimentação de objetos entre as estações assim como foi previsto em um antigo post publicado aqui.
Gostaria de deixar aqui o meu MUITO OBRIGADO à equipe Droids Robotics por compartilhar as fotos e dizer que agora é com vocês! Boa sorte a todos e um ótimo fim de semana!
A sequencia de números e as medidas são os enigmas do tapete! As equipes Goianas SPIDER LEGO ( SESI Campinas) e LEGO DA JUSTIÇA (SESI Planalto) já decifraram esse enigma!!
Que bom Júnior, parabéns! Sucesso com as suas descobertas!
Tenho uma dúvida em relação a missão compartilha, quero saber por favor aonde começa a lixeira azul? Se é na triagem ou no suporte?
Acho que lhe respondi no outro comentário, mas se tiver dúvidas ainda, por favor me avise!
Até mais!
Olá, tenho uma dúvida em relação a missão compartilhada, onde se situa a lixeira azul? Na triagem ou no suporte?
Olá Milena,
Se entendi corretamente, a “Lixeira Azul” seria a lixeira com os blocos azuis, é isso mesmo? se sim, ele deve ser preenchido com as peças que recolher da demolição e aproveitados na triagem. Após esse movimento, você pode levar a lixeira para a área de transporte para ser compartilhado.
Boa sorte!