Olá pessoal, tudo bom? Hoje estou trazendo uma peça bem simples mas muito especial que possui uma possibilidade imensa de adicionar novas estruturas e gatilhos em suas construções. Não pense que esse pequeno objeto colorido lhe engane, e não o desmereça, pois, entre todas as peças já discutidas aqui, essa é a que possui maior número de possibilidades de inovação! São tantas as possibilidades que vou tentar expor aqui todas as que conheço ok?
Entre todas as formas de utilização para essa peça “coringa” variam não apenas entre garras e armadilhas mas também podem ser utilizados para aumentar a tração de uma esteira de tanque, suspensão de um carro, gatilho para ação ou travamento, gerar movimento e muito mais. Viram só?
Os elásticos (rubber bands) são constituídos de um aro de borracha de espessura padrão mas tamanhos bem variados. Eles podem variar de 15mm até 40mm ou melhor ainda, de 2, 3, 4, 5 e 7 studs de tamanho e possuem várias cores sendo que as mais comuns estão representadas logo acima. Possuem uma vida útil relativamente longa se for bem conservada e utilizada.
Tração
Sim, assim como disse antes, é possível aumentar a tração de uma esteira de tanque utilizando uma técnica simples mas bem efetiva com esses elásticos. Com eles, o atrito aplicado entre o objeto e a superfície é aumentado ocasionando menor derrapagem e desvios desnecessários.
Suspensão
Em algumas construções, as vezes é necessário que exista algum tipo de suspensão para as rodas ou para a estrutura suportada. Para isso, os elásticos podem ser utilizados com muita facilidade e estabilidade pois sempre retornam ao seu ponto inicial, fazendo com que seja um sistema simples e funcional.
Gatilhos
- Movimento
- Os elásticos podem ser utilizados para gerar movimento em alguns objetos como carros, helicópteros, máquinas e o que sua imaginação mandar. No exemplo abaixo do site frugalfun4boys eles ensinaram em como fazer um carrinho feito com poucas peças e um elástico a terem o seu movimento gerado por elásticos torcidos em torno de um eixo de roda. A experiência é simples e pode ser recriada em qualquer sistema que precisar.
Um ponto interessante é que se por acaso não existir o tamanho de elástico que você precisa, sempre é possível amarrar uns aos outros até que eles possuam o tamanho ideal para você.
- Gatilho de ação
- Nos gatilhos de ação, temos algumas alternativas como ativar o braço de um robô, acionar o gatilho para lançar uma bola ao gol entre outras várias possibilidades.
- Travamentos
- Nos travamentos utilizando elásticos é possível trocar estruturas, braços e adendos do nosso robô utilizando essa técnica. Um novo post será feito apenas sobre trocas rápidas de garras. 😉
Bem, espero que possa ter ajudado a elucidar um pouco sobre esse assunto e sobre as várias possibilidades que temos com algo tão simples. Se vocês tiverem novas ideias, por favor, compartilhe!
Tenham todos uma boa semana, enjoy!
Gui Lima