TopImg17

Olá galera, tudo bem? Depois de realizar todas as etapas do processo de pesquisa, chegou o momento de compartilhar o trabalho com os juízes de modo criativo e organizado. Respirem fundo, mantenham a calma e deem um show! Pode dar um friozinho na barriga, mas com o conhecimento e propriedade do assunto terão mais confiança e tudo fica mais fácil. Esta será uma, de muitas apresentações, que farão em suas vidas acadêmica e profissional.

As apresentações podem ser na forma de canção, paródia, teatro, entrevista, dança, encenação, entre outras. Podem ter cartazes, banners, maquetes, clipes, figurinos, etc. Usem toda a criatividade e habilidades dos membros da equipe para demonstrarem tudo o que pesquisaram.

Os juízes esperam ser surpreendidos com apresentações ímpares e com conteúdo para preencher o documento oficial. Vale a pena rever os tópicos que foram abordados em post anteriores e, que precisarão ficar claros na apresentação:

testeira_marcia

Imagem: Hissao Design

Os requisitos para a apresentação da pesquisa são:

todos os membros da equipe devem participar de algum modo na sessão de avaliação;

– apresentação precisa ser ao vivo; caso optem por usar equipamento de mídia, verifiquem se estará disponível com a organização, ou levem tudo que utilizarão. Mas estejam preparados caso eles falhem. Sugiro ensaiarem com e sem os equipamentos de mídia.

– organizem a montagem e a apresentação no tempo estabelecido sem a ajuda de adultos.

barra_blog_marcia

Imagem: Hissao Design

Dicas

Antes do torneio:

– Quando fizerem o roteiro, leiam a rubrica e vejam as informações que precisam “ser passadas” na apresentação;

– Simulem a apresentação para convidados (professores, pais, coordenadores, tios, amigos) eles podem dar opiniões valiosas e a equipe fica mais segura.

– Trabalhem a dicção (fala) e tom da voz dos integrantes para que no momento da apresentação todos compreendam.

No dia do torneio:

– Conheçam o local das avaliações e cheguem um pouco antes do horário do cronograma.

– Um juiz irá receber a equipe na sala da avaliação: entrem, apresentem-se e cumprimentem os juízes.

– Organizem o espaço colocando os materiais conforme a apresentação que planejaram. Dividam o que cada membro da equipe irá fazer neste momento, assim será mais rápido e eficaz.

– Desde a entrada na sala, o tempo já está sendo contado.

– Os juízes irão pedir para tirar foto da equipe antes ou depois da apresentação.

– Sinalizem quando estiverem prontos para iniciar o “show”.

– Após a apresentação, os juízes farão perguntas sobre o projeto. É interessante que todos os membros da equipe estejam apropriados da pesquisa e prontos para responder, pois a pergunta pode ser direcionada para uma pessoa específica. Respeitem quando um colega estiver falando, aguarde-o terminar e complemente a resposta caso acredite ser necessário.

– Caso tenham preparado algum material impresso entreguem aos juízes.

– Recolham o material que levaram, vejam se não esqueceram nada na sala.

As regionais já começaram e espero que estas dicas ajudem a todos. Tenho certeza que iremos ser surpreendidos com as pesquisas e as soluções sobre o lixo. Boa sorte e excelente torneio a todos!!!

Uma fonte diferente de apresentação pode ser conferida nesse vídeo:

Fonte: www.firstlegoleague.org

Abraços,

Márcia Chinem