Sabe quando você está construindo uma estrutura super bacana e aí descobre que não tem peças suficientes pra terminar? Ou então que você quer montar um robô com alguma função específica mas faltam engrenagens pra fazê-la funcionar? Pior ainda, você tem várias equipes no colégio que dividem as mesmas peças mas aí descobrem que faltam peças pra todos? Não chorem mais! Eis aqui uma simples porém efetiva solução! Comprar peças online!

O interessante no caso de hoje é que não estamos falando sobre querer comprar um set (caixa) na loja online. Estamos falando de comprar um lote de peças específicas de acordo com o que você quiser! Já pensou em comprar 100 engrenagens de 40 dentes cor beje, 50 vigas retas de tamanho 15 na cor cinza escuro e mais 40 vigas curvas amarelas? Não existe um set que possa lhe ajudar com tantas especificidades como essas, não é mesmo? Por essa razão hoje vou compartilhar como compro minhas peças online.

Existem vários sites de venda de peças que poderiam ser citados mas sou fã de apenas um devido a sua legitimidade e organização de peças, além de pontuação das lojas, vendedores e compradores. É praticamente super seguro para todos os envolvidos. Esse site é o bricklink onde pessoas/colecionadores/lojistas do mundo todo compram e vendem peças variadas. Ela é dividida em países e logo em seguida por lojas. As maiores ficam na América do Norte e Europa mas nada impede de você comprar na Ásia, África ou Austrália por exemplo (eu já fiz nos três!).

Para começar, vamos fazer como na imagem abaixo, primeiramente em Buy LEGO (Comprar LEGO), ou se você souber o nome da peça que procura em inglês, é possível inserir o nome dela no campo Search.

1-buy

Na próxima página é possível selecionar a categoria que você quer comprar, por exemplo, sets, partes, minifiguras, livros, catálogos e muito mais. No exemplo de hoje, iremos comprar procurando por uma localidade ou país. No exemplo cliquei para comprar na maior loja das Américas.

2-buy

Uma vez que selecionei a loja, o estoque dela será apresentado do lado esquerdo, e uma vez que clico sobre o tipo de peças que procuro, esse estoque estará descrito do lado direito mostrando a foto da peça, o nome, a condição dela (se é nova ou usada), quantidade disponível, preço e quantidade que eu quero comprar. Para o nosso exemplo vou selecionar a categoria Technic Gear e selecionar a engrenagem de 40 dentes na quantidade máxima que existe na loja, ou seja, apenas cinco. Uma vez que tiver finalizado, tenho que adicionar esse item ao meu carrinho virtual, para isso devo clicar no botão Add Selected Items to Shopping Cart.

3-buy

Esse procedimento deve ser feito para cada página de itens que eu precisar, uma vez que eu acabar de selecionar todos os itens assim como em um supermercado, eu posso verificar o que separei clicando em View Cart ou ir direto para o caixa para efetuar o pagamento. Para isso devo clicar em Checkout. Uma vez que estamos fazendo uma compra pela internet, é necessário que eu faça o cadastro ou que eu insira meu nome e usuário.

4-buy

Agora que já fiz o meu cadastro, devo escolher o meu endereço de entrega e a forma de envio da minha encomenda. Lembre-se que as formas mais seguras são também as mais caras. Uma vez que você finalizar o processo clique em Complete purchase.

5-buy

Agora você deve aguardar o dono da loja lhe enviar uma cotação por email, se você aprovar, o seu pagamento deverá ser feito como informado. Particularmente gosto de fazer os pagamentos via paypal. É uma forma simples e segura de efetuar as compras pela internet sem ter que divulgar o número de cartão de crédito.

Dicas muito importantes:

– Quando você for comprar em alguma loja de fora do país, lembre-se de verificar a moeda corrente da loja. Se você estiver comprando em uma loja européia por exemplo, é importante verificar se você está vendo o preço das peças em dólar, euro ou libras! Isso pode fazer uma grande diferença no preço total que você irá pagar!

– Quando efetuar uma compra, tente não alcançar U$50 por vez. Devido às leis de importações de produtos, é possível que você tenha que pagar alguma taxa para o estado/município se for taxado sobre ela. Quanto maior o valor de sua compra, maior será a taxa. Em vários casos tive que pagar muito mais caro do que a compra realmente valia. 🙁

– Fique atento sobre a condição da peça se ela é nova ou usada, isso pode ser um diferencial!

– Sempre faça compras em consentimento com os pais ou responsáveis, compras internacionais online podem ser bem caras devido às taxas de cada empresa credora do Cartão de Crédito.

– Recomendo fazer compra em países da Europa, devido a alfandega brasileira, por algum motivo a entrega deles é mais rápida do que a dos Estados Unidos por exemplo.

E por hoje é só, gostaram? Ah o post de hoje é uma opinião pessoal, mas fiquem à vontade para divulgar as suas opiniões também ok?

Enjoy!