Olá pessoal tudo bem? Hoje é dia de mais um post diferente que trago à vocês. Hoje nós vamos começar a falar sobre a Estratégia e sobre como planejar suas saídas pra conseguir alcançar os seus desafios. Sabemos que devido problemas na entrega, várias equipes ainda não receberam seus tapetes e estruturas mas não se preocupem, a estratégia pode ser feita sem ele! Vamos lá?

Primeiramente, precisamos entender o que é uma estratégia?

Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.

Legal né? Bem, pra começarmos a falar sobre estratégia, precisamos utilizar alguns métodos para traçarmos o nosso plano final que é “Divertir, Aprender, Compartilhar e Ganhar”. Para isso, vamos aprender um pouco sobre algumas estratégias que são utilizadas no mundo. Hoje não iremos falar somente sobre o tapete e seus desafios, mas iremos identificar quais são os pontos mais fortes e fracos da nossa equipe e com isso basear no que podemos fazer e quais os desafios podemos cumprir pra conseguir o máximo de pontos possíveis. Todo esse trabalho pode ser feito em cima de uma análise simples chamada SWOT (Strengths, Weakness, Oportunities and Threats). Utilizando essa tabela você poderá indicar quais são as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, que tal fazer um exercício prático? Crie uma tabela como a seguir e preencha todos os pontos que vocês acham pertinentes da sua equipe, por exemplo:

swot

Baseado no meu quadro acima, sei que minha equipe é bem forte na programação mas possui dificuldades na construção de garras e ao movimentar ou pegar alguns objetos, sei também que precisamos dedicar mais na troca de módulos e garras pra diminuir o nosso tempo durante o desafio de mesa. Bem, agora é fácil, sei que minha equipe deve estudar mais a parte de construções e possibilidades de execução de movimentos para que todos esses pontos possam migrar das áreas de Ameaça ou Fraqueza para a zona de Força e Oportunidade.

Uma ameaça, não necessariamente é um fator que pode vir a afetar a sua equipe, portanto, não é necessariamente uma má notícia. Na verdade, ela pode provocar o aparecimento de um novo ponto forte. Como assim? Bem, se vocês dedicarem mais tempo construindo, buscando inspirações nos livros (lembra do Yoshihito?), internet e com outras equipes ou mentores essa ameaça pode ser transformada.

Legal Gui, já tenho aqui os meus pontos fortes e fracos da equipe e já estou estudando uma forma de melhorar o meu trabalho juntamente aos meus técnicos e mentores. E agora? como crio uma estratégia para o desafio de mesa?

AR

Primeiramente, setorize as suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças dentro de um quadrante SWOT novamente e tente identificar quais são as missões que você teria mais facilidade em executar e quais você acha que não valem a pena tentar, por exemplo, no quadro acima eu coloquei as missões em que eu teria mais facilidade executar, as que eu tenho uma boa probabilidade de executar, uma que eu não tenho certeza se conseguirei e uma que tenho certeza que não será a mais fácil para esse momento. Lembre-se que esse tipo de análise pode ser feita a todo momento pela equipe, a sua estratégia pode mudar e a posição de cada missão no quadro pode mudar.

Com esse quadro de atividades e missões subdivididas, é fácil saber que tenho mais facilidade com algumas missões e dificuldades com outras. Por isso, já vou dividir o meu time em dois, uma parte do time irá desenvolver a programação e as garras que funcionarão para as missões em que tenho Força (consigo desempenhar facilmente). A outra equipe irá pesquisar, buscar por fontes de inspiração e construir garras e programações que podem ajudar a melhorar as nossas Fraquezas e gerar novas Oportunidades de sucesso.

Quando as duas equipes conseguirem atuar com suas dificuldades e conseguirem transpor as Fraquezas e transformar as Oportunidades em pontos Fortes, está na hora de olhar sobre as Ameaças. Como podemos melhorar e estruturar a nossa equipe pra conseguir buscar a melhor solução? Uma palavra resume tudo: Pesquisa. Você deve pesquisar com todas as pessoas que puderem sobre o assunto, procurar sobre casos reais em que pessoas tiveram suas dificuldades porém conseguiram transformá-las em casos de sucesso.

E aí, gostaram da primeira parte? Espero que possamos começar aqui a ajudar ao seu time a definir um pouco sobre a estratégia geral do desafio, logo mais teremos surpresas por aqui! Aguarde!

Enjoy!

Gui Lima