Olá pessoal, tudo bem? Hoje gostaria de dar continuidade no post anterior e apresentar novas soluções e formas de gerenciar as missões que serão executadas na mesa. O gerenciamento dessas missões é muito importante pois será à partir delas que definiremos as atividades, movimentos, garras e tempo de execução. Vou utilizar o tapete do ano passado como referência ok? Vamos começar?

1- Definição:

Primeiramente vamos definir quais missões eu tenho a maior probabilidade de execução. Para isso, vou circular de verde as que eu tenho maior facilidade de execução agora, as de amarelo serão as que precisarão de mais tempo de estudo e desenvolvimento e as de vermelho as que eu não vou executar por agora (quem sabe no futuro encontro uma solução pra ela).

Missoes1

2- Ativos e Passivos:

Agora que já sei quais são as missões que eu vou desenvolver com o meu time no primeiro momento preciso definir quais são as missões Ativas e Passivas. As missões Ativas são aquelas que utilizam motores para serem executadas enquanto as missões Passivas não necessitam de motores.

Anpassung_endA missão Adaptando a condições de mudanças do ano passado era um tipo de portão que poderia ser acionado simplesmente ao empurrar a área azul. Ao fazer isso tanto o portão amarelo quanto azul eram totalmente direcionados a leste fazendo com que a região ficasse livre para movimento do robô. Essa missão era considerada como passiva pois não necessitava de garras ou outros dispositivos que não fossem o movimento do robô para o acionamento. Outra missão que poderia ser feito sem a utilização de garras era a de levar os bonequinhos (minifiguras) até a área demarcada.

RoboterWettbewerb_startA missão de Braço Robótico era uma missão que precisava ter um objeto inserido dentro da área demarcada que ao ser acionada, movia o braço robótico para liberar uma argola. Várias equipes utilizaram para inserção do objeto um motor com garra, por isso para essas equipes essa foi uma missão Ativa.

ATENÇÃO: Não necessariamente todas as missões serão ativas ou passivas para todas as equipes. Uma missão pode ser ativa para algumas e passiva para outras, tudo dependerá da sua estratégia ok? 😉

Missoes2

Separação de missões ativas e passivas

3- Movimentação

Agora que já temos as duas primeiras etapas, é preciso desenhar a movimentação que faremos e se usaremos a estratégia de:

  • Movimentação passiva – Movimentação do robô onde todas as missões utilizarão construções passivas durante a sua execução. Podem ser utilizadas estruturas de empurrar, puxar ou ativar.
  • Movimentação ativa – Movimentação do robô onde todas as missões utilizarão construções ativas durante a sua execução. Podem ser utilizadas estruturas de acionamento por um ou mais motores (seguindo as regras definidas pela FLL).
  • Movimentação passiva + ativa (A mais utilizada) Consiste na movimentação do robô onde todas as missões utilizarão estruturas ativas e passivas que por sua vez acionarão os objetos das missões durante o seu percurso.

Missoes3

Seguindo a minha estratégia, na Saída 01 passarei por várias missões ativas e passivas. Para isso precisarei focar então em criar garras e movimentos do robô para que ele consiga empurrar, ativar e buscar várias coisas durante o seu percurso. Precisarei então focar meus primeiros treinos na construção e programação dessas atividades. Fácil não é mesmo?

ATENÇÃO: Caso seja necessário, renove suas estratégias de movimentações na mesa, saber observar e analisar as suas alternativas é a melhor estratégia de sucesso. Caso encontre uma saída mais rápida, reorganize suas saídas em ordem de sucesso, tente executar primeiro aquelas missões que você tem certeza que poderá conseguir os pontos e vá aumentando o nível de dificuldade gradualmente. 😉

Sei que esse post é grande, cheio de imagens e explicações que podem ter dado sono não é mesmo? Para você que chegou até aqui nós temos uma surpresa! O AprendaRobótica participou da tradução de alguns softwares para iOS e Android que lhes ajudarão a utilizar e construir as suas missões. Quer conhecer o primeiro deles? Então vamos lá!

O primeiro software se chama FLL 2015 Trash Trek e foi desenvolvido pelo Dominik Vincenz.

Ele possui as seguintes características:

– Marcador de tempo de 2:30
– Quadro de pontos para a temporada FLL 2015 “Trash Trek”
– Possibilidade de calcular os pontos do seu robô enquanto ele executa as missões
– Possibilidade de visualizar os pontos alcançados em cada saída e com análise sua tendência de pontuação

appstore google

O Dominik também fez uma versão mais completa que é paga, o valor é baixo, porém, suas possibilidades de gerenciamento de missões são bem completas, olha só!

O que ele tem de bacana?

– Marcador de tempo de 2:30
– Calculadora de pontos do seu robô enquanto executa as missões
– Quadro de pontos personalizados para a temporada FLL 2015 “Trash Trek”
– Possibilidade de salvar os pontos alcançados em cada saída e possui ainda uma análise sua tendência de pontuação
– Você pode criar sua personalização da tabela de missões para cada saída
– Agrupe as suas missões e veja os resultados de cada saída
– Veja suas pontuações salvas em diagramas
– Faça download dos PDF’s das instruções de construção diretamente pelo aplicativo

appstoregoogle

Bem, com todos esses recursos é possível fazer vários testes de missões, saídas e ainda monitorar quantos pontos vocês estão fazendo em cada saída do robô, não é demais? Agora a surpresa número 2 que é justamente pra você que lê os nossos textos com tanto carinho. Se você quiser uma versão premium, aproveite, temos 15 versões pra serem distribuídas à vocês, para isso, vá no post do facebook e escreva: “Eu quero a minha versão premium! #aprendaroboticameajudaacrescer“. Todos aqueles que responderem até o dia 10/10 as 10h da manhã participarão de um sorteio pra ter a versão premium e todo os recursos do APP gratuitamente (apenas para versão Android OK?)! Será aceita apenas uma entrada por pessoa e o sorteio será divulgado pelo Facebook no dia 10/10 às 12h.

Enfim, por hoje é só! Obrigado a todos pela atenção, pelo carinho e espero que possa ter ajudado mais um pouquinho no desenvolvimento das suas estratégias para essa temporada. Em breve muito mais! Aguardem!

Enjoy!

Gui Lima :p