Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou retomar a discussão sobre estratégia de missões, dicas de como melhorar o seu tempo e formas de fazer um movimento mais preciso utilizando alguns recursos pouco utilizados. Como todos sabemos a inovação é sempre algo que é necessário no nosso meio, para isso, algumas estratégias simples podem ser adotadas para lhes ajudarem durante os desafios de mesa e na demonstração para os juízes de design.gartenmöbel design
bettwäsche tom und jerry
planeta sport muske patike novi pazar
giorgio armani sport
adidas beckenbauer trening
bomber jakke burgunder
гуми 18 цола
esprit round sunglasses
liemenes mergaitems
windows wont connect to iphone usb

Ganhando tempo

Sabe quando você está na mesa de desafios, holofotes em cima, todo mundo pronto, e você tem que ficar escolhendo entre as saídas 1, 2, 3 ou 42 no EV3 ou NXT até encontrar a correta e lançar o robô? Isso é muito estressante e pode gerar atrasos né? E se tivéssemos uma forma de iniciar o robô apenas selecionando um botão? Vamos ver?

EV3 X NXT.fw

Primeiramente considere que temos 5 botões no EV3 (em verde) e 3 no NXT (em verde) que podem ser acionados sempre que o robô voltar para a base. Dessa forma, sempre que o nosso robô estiver de volta à base, precisaremos apenas selecionar o próximo botão que será utilizado para a saída programada e vocês poderão ganhar tempo nessa troca, não é bacana? Com isso, é só decorar quais as saídas estão associadas para cada anexo do seu robô e pronto!

Abaixo uma demonstração de como isso pode ser programado. Logo abaixo é possível identificar que coloquei um Wait e que estou aguardando alguns botões para serem pressionados. No Switch, existem 5 ações, uma para cada programação que será adicionada na saída do meu robô.

Atenção: essa é uma programação de exemplo, você deve avaliar com o seu time se isso é necessário e se pode ajudar na sua estratégia ok?

ProgamacaoBotao
Para cada botão pressionado uma ação será realizada

Ganhando tempo 2

Quando vocês estão do lado da mesa de desafios e precisam trocar todas as garras do seu robô entre uma missão e outra não se esqueçam de organizar os objetos na ordem que irão utilizá-los. Por exemplo, se tenho 4 saídas para fazer todas as missões que estou preparado, devo deixar as garras preparadas para a saída do robô, e na mesa (suporte, balcão, caixa) ao lado da mesa de desafios todas as estruturas para a missão número 2, missão número três e quatro consecutivamente. Outro boa alternativa é lembrar que apenas dois representantes da equipe podem ficar na mesa, portanto, enquanto um está trocando a estrutura no robô o outro deve ir organizando as próximas estruturas, diminuindo assim o tempo de “troca”.

Melhorando a movimentação

Dois pontos muito importantes que devemos fazer em cima de uma mesa de desafios são a reta e a curva. Simples não é mesmo? Durante vários testes que acompanho vejo que as equipes tem dificuldades para saber se devem usar rotações ou graus para fazer uma movimentação. Vejo ainda maior dificuldade quando o robô está próximo de chegar ao seu objetivo mas ficamos tentando saber se devemos adicionar ou diminuir X graus, ou ainda 0.52 rotações pra garantir o sucesso. Confuso isso não é mesmo?

Uma forma de fazer com que a reta seja perfeita é saber primeiramente qual o diâmetro da sua roda. Pra saber isso é fácil, a grande maioria das rodas da LEGO possuem em sua lateral uma definição dizendo qual o seu diâmetro. Uma vez que você souber o tamanho da roda, precisamos descobrir a distância que você precisará percorrer, Para isso, peça para mãe, para tia ou para vovó aquela fita métrica de tecido e marque à partir do centro da roda do seu robô até a distância que ele deve alcançar. No meu exemplo estou usando da base até o desafio que quero executar, sendo assim, minha marcação terá início e fim nas duas linhas vermelhas no tapete abaixo.

 Movimento

Agora que sabemos o trajeto que será realizado, precisamos fazer um simples cálculo. Nós já temos o tamanho da roda que usaremos e a distância que será percorrida, então falta fazer o seguinte:

Diametro

Calma que eu vou explicar, é muito simples. A fórmula acima está explicando que para cada volta completa da roda que escolhi ela percorrerá 29,51cm. Logicamente, para cada roda utilizada há um diâmetro diferente e ele terá uma movimentação que pode ser maior ou menor à que apresentei agora. Para calcular a distância que a roda que você está utilizando vai percorrer em uma linha reta é só colocar o valor do diâmetro, multiplicar por 3,14 e pronto!

Agora que sei a distância que vou percorrer e a circunferência da minha roda, preciso saber quantos graus ou voltas preciso colocar no meu robô. Nesse caso vamos dividir a distância a ser percorrida pela circunferência e logo após faremos o cálculo de graus e voltas. Sendo assim:

Diametro2

Ou seja, para esse percurso colocarei que preciso de 2,77 rotações ou 997,5 graus. FÁCIL NÉ? Bem se pra você está complicado demais e fazer todos esses cálculos podem vir a lhe tomar muito tempo, eu tenho a solução! O pessoal do EV3lessons fez uma calculadora automática para você. Na aplicação deles é possível escolher as rodas mais comuns, inserir os dados da distância e ele faz todo o restante pra gente. BEM MAIS FÁCIL NÉ GUI! 😛 Ah, e não posso deixar de dizer que a tradução já existe e que ficou bem bacana também. 🙂 Vamos conhecer?

Para fazer download da ferramenta gratuita é só clicar nos links a seguir:

googleappstore

Como esse post está ficando muito longo, aguardem, em breve colocarei mais algumas dicas que poderão lhes ajudar na movimentação, construção, troca e muito mais!

Enjoy! :p

3 respostas

  1. Bom dia!
    Muito bom as dicas, estão de parabéns!
    Sugestão: Façam dica sobre a nova mesa, como montar estratégia por setor, trabalho em equipe para usar o robô, algo assim.
    Desde de já obrigado e mais uma vez, parabéns!!!!

Deixe uma resposta