Olá, este post é para aqueles que, assim como eu, são apaixonados pela FIRST LEGO League.
É um deles? Então vem comigo. =)

Qual é a importância dos Core Values pra sua vida pessoal?
Como juíza fiz inúmeras vezes esta pergunta, ou perguntas semelhantes, aos competidores da FLL durante as temporadas. E hoje decidi respondê-la por mim mesma, Paulinha. Qual a importância que os Core Values tem pra minha vida? Escrevendo isso meus olhos já se encheram de lágrimas (bocó master). Mas é verdade, a importância é tanta que só de pensar minha garganta travou. E por quê? Vou tentar explicar…

Quando o modelo de ensino com os materiais da LEGO foi concebido no Brasil, sua principal função era despertar nos alunos a capacidade de trabalhar em equipe, desempenhando diferentes funções e desenvolvendo múltiplas habilidades e competências essenciais para a vida no mercado de trabalho. Desde sempre a principal fonte de problema dos trabalhadores não é a parte técnica do trabalho e sim a parte do relacionamento entre pessoas. E os Core Values são exatamente isso – a valorização do trabalho em equipe. Se nossos governantes hoje tivessem os Valores internalizados em si, talvez não estivéssemos passando por uma crise financeira e econômica tão grande. O próprio Woodie Flowers tem uma opinião a esse respeito, vamos conferir? (PS. Este vídeo eu filmei com minha câmera pessoal no World Festival de 2014, como podem ver, eu estava tremendo um pouco ao filmar o mestre, perdoem-me a baixa qualidade do vídeo).

Assim como o Dr. Woodie Flowers disse, praticar o Gracious Professionalism vai além da FLL, é algo para nossas vidas inteiras. Não se lembra muito bem sobre o que é o Gracious? Aqui está uma fonte de informação que pode lhe refrescar a memória.

http://aprendarobotica.com.br/2015/07/10/o-que-e-o-gracious-professionalism/?preview_id=271


Em nossa vida precisamos aprender a lidar com outras pessoas desde que nascemos. Crescemos em uma família, muitas vezes constituída por várias pessoas, irmãos, primos, tios, avós, outras vezes constituída apenas por uma mãe ou um pai, mas cada um de nós teve que aprender a lidar desde pequenos com as outras pessoas que nos cercam. Na escola somos obrigados a conviver diariamente numa distância muito curta com centenas de outras pessoas que, como nós, estão em desenvolvimento. E a cada dia nos deparamos com centenas de pessoas nas ruas, lojas, trabalho, trânsito, etc. Vivemos em comunidade e o próprio símbolo do Core Values representa isso.

FLL Red Core Values triangle piece logoEntão, pensando na quantidade e qualidade das relações que tenho com as outras pessoas, posso dizer que os Core Values representam para mim a razão de viver. Minha vida inteira se resume em tentar ajudar o próximo, desde pequena minha mãe dizia que eu era muito solícita, que muitas vezes nem precisava me pedir e eu já estava pronta para ajudar. Formei-me em Letras e, antes mesmo de me tornar professora, já era instrutora de informática. Ensinar e poder ajudar os outros foi algo que sempre me motivou. Hoje, ensinar o que aprendi com a FLL é o que me move a escrever para vocês, com o único intuito de contribuir para a melhoria dos times. E isso é o Core Values. É você entender que tudo o que você sabe só foi possível saber graças às outras pessoas que, desde quando éramos muito pequenos, estavam ao nosso lado – “Nós praticamos o Gracious Professionalism em tudo o que fazemos”. E vai além, os Valores nos mostram que não somente devemos ser gratos pelos conhecimentos adquiridos, mas devemos passá-los adiante, numa tentativa de fazer a roda do saber girar com mais força e permitir que ela cresça cada dia mais – podendo ser traduzido no valor “Nós dividimos experiências com os outros”.

DSCN2638

Agora pare e pense: em quantas coisas você é bom? Em quantas pequenas coisas você consegue sempre se superar e agir de uma maneira fantástica? Muitas vezes as pessoas não fazem a mínima ideia do que somos capazes. E não respeitam nossas diferenças. Mas, na FLL, o respeito pelas diferenças é necessário e é o centro de todas as relações entre as pessoas. Já vi inúmeras vezes grupos de pessoas que destratam aqueles que não têm os mesmos conhecimentos ou habilidades que eles, por exemplo, aquelas que jogam em times profissionais, ou aquelas que trabalham em uma empresa mundialmente reconhecida. Há diferentes tipos de saberes e precisamos aprender a valorizar todos os seres. Você não sabe se aquele garçom é um fabuloso violinista que não consegue ganhar dinheiro só com a música, você não sabe se aquele motorista do ônibus é um cozinheiro fantástico que apenas gosta de dirigir. A verdade é que devemos valorizar todos igualmente, pois somos todos inteligentes e especiais de alguma maneira. Afinal, “Nós somos um time” – o time dos seres humanos.

Há muitas formas de vivenciar os valores da FLL todos os dias. Tente mostrar aos juízes histórias individuais que representem o “como” vocês vivenciaram. E, além disso, tentem utilizar os Core Values como uma ponte para nossa evolução pessoal, como competidores, técnicos, juízes, pessoas. Assim como o mestre Dr. Woodie falou, podemos fazer a diferença uma vez que nos tornarmos pessoas melhores. Eu acredito em vocês, em nós. É por isso que me emociono tanto ao falar, pois realmente sei que podemos ser trabalhadores melhores, filhos melhores, pais melhores, mulheres/homens melhores apenas praticando o Gracious Professionalism em nossas vidas diárias. <3

Que a força esteja com vocês, sempre.
Beijo grande, fiquem com meu carinho e até a próxima.