Olá!

Nesta segunda parte do Post sobre as Dinâmicas de Grupo gostaria de compartilhar mais informações sobre esta importante ferramenta de avaliação de Core Values, para que as equipes possam, cada vez mais, obter bons resultados nos Campeonatos da FIRST LEGO League.

1508647_507458942685072_1280138344_n

Foto de Mário Castelo. Robótica SESI – https://www.facebook.com/roboticasesi

Após a equipe entrar na sala de avaliação, os juízes explicam como será a Dinâmica de Grupo, podendo ser informações transmitidas de forma oral ou escrita. O objetivo das dinâmicas é avaliar como o time trabalha em conjunto, como resolve problemas e como interage entre si. Portanto, é essencial que sua equipe FLL saiba como se apresentar perante os juízes durante esta atividade.

995255_507458066018493_1801943270_n

Foto de Mário Castelo. Robótica SESI – https://www.facebook.com/roboticasesi

Na primeira Postagem eu listei algumas técnicas de resolução das dinâmicas que podem favorecer sua equipe durante a avaliação, tal como atenção aos objetivos propostos, controle do tempo, organização e a diversão durante a realização. E hoje, vamos refletir sobre outros pontos das Dinâmicas de Grupo.

Começando pelo Respeito entre os membros da equipe.
Algumas vezes, em Torneios FLL que participei como juíza, equipes apresentaram-se de maneira pouco respeitosa perante o grupo avaliador. Houve momentos em que integrantes foram rudes uns com os outros, gritando, empurrando, tirando coisas da mão sem a mínima gentileza, enfim, sendo desrespeitosos. Isto porque muitas vezes a equipe nem percebe o quanto uma simples atitude aparenta ser um desrespeito; na ânsia de concluir o objetivo proposto os membros se “atropelam” e passam uma mensagem negativa do time. O respeito deve partir de você, e cabe também a você impor o respeito dos demais. Trate os outros da maneira como gostaria de ser tratado, acate, tolere, reconheça, aprecie.hands

Assim que entenderam sobre a situação problema da Dinâmica, o que é essencial que sua equipe faça?
Escute e considere as ideias dos membros.
Nesta hora muitas equipes deixam de lado ideias que facilitariam o trabalho justamente porque não ouviram seus colegas. Vocês estão em um grupo, sendo avaliados em grupo, com uma ferramenta que se chama “Dinâmica de Grupo”, certo? Ao menos considere as ideias de todos os membros! Vi inúmeras vezes equipes onde dois ou três membros decidem o que deve ser feito sem o mínimo apreço pelas contribuições dos demais. Na rubrica há um campo que trata justamente da inclusão e apreciação das contribuições dos membros. Portanto, meus amados, estejam em sintonia na hora de decidir quais passos deverão ser dados para a resolução do problema.

1495912_540157599413539_519224843_o

Foto de Mário Castelo. Robótica SESI – https://www.facebook.com/roboticasesi

E por fim, vocês precisam ter uma Identidade clara.
Vamos pensar em alguns exemplos de equipes famosas – as dos filmes e quadrinhos. Pense por exemplo, na equipe dos X-Men, dos Avengers ou mesmo a equipe do Harry Potter. Você conseguiria listar algumas características próprias da identidade de cada um destes times? O que faz estas equipes serem únicas? Os membros tentam ser algo que não são? Forçam atitudes ou simplesmente são eles mesmos?

qSezBoy

Equipe X-Men – Marvel Comics.

Cada uma destas equipes nos mostra que é possível obter bons resultados mesmo sendo tão diferentes!
Um dos campos da rubrica é sobre o Espírito de Equipe. Vocês precisam descobrir uma maneira de trabalharem o entusiasmo e a diversão de serem quem são, assumindo gostos, tendências, preferências. Aprendam a enxergar vocês pela forma com que trabalham juntos e pelo que são individualmente, fazendo de sua individualidade sua força. =)

Obter bons resultados em Avaliações nos Torneios requer entendimento, estudo, reflexão de sua equipe. Perceba quais são os pontos fortes, depois, desenvolva-os cada vez mais. Perceba quais os pontos fracos, depois, tente eliminá-los. Utilize exemplos de outras equipes e de pessoas que, como eu, querem ajudar, mas nunca perca a essência de ser você mesmo. As dicas servem apenas para você se organizar melhor, se estruturar melhor, mas não para modificar quem você é. Você é especial e importante – jamais duvide disso. <3

FLL Red Core Values triangle piece logo

Agora mãos à obra! Reúna sua equipe e realize Dinâmicas de Grupo. Chame seus professores ou colegas para serem os juízes e depois de cada dinâmica, reflita sobre os acertos e os erros. Relacione-os em uma lousa, pensando em como poderiam obter um melhor resultado. Vocês podem refazer a dinâmica ou realizar outra semelhante, até estarem satisfeitos com o resultado obtido. O treino é essencial.

Espero que minhas dicas sejam úteis, fiquem com meu carinho e até a próxima!
Beijos!

Paulinha. 😉