Olá pessoal! No post dessa semana quero compartilhar com vocês minha visão sobre as Dinâmicas de Grupo que acontecem nas avaliações de Core Values, uma vez que considero esta a melhor ferramenta de avaliação disponível aos juízes da FLL.

teamwork_text_Para reforçar meu argumento vou mostrar a vocês uma tabela que a FIRST dos Estados Unidos fornece a nós, juízes do World Festival, como um auxílio, orientando a maneira pela qual devemos observar os acontecimentos das avaliações para preencher as rubricas adequadamente. Nesta tabela, percebemos que vários campos da rubrica são preenchidos de acordo com o desempenho obtido pelo time na dinâmica de grupo.

RubricaOs critérios de avaliação são os mesmos para todas as equipes e os juízes buscam avaliar os comportamentos que retratam a forma de trabalho dos times. O propósito das dinâmicas é a observação da maneira com que a equipe trabalha o problema enfrentado e não somente a conclusão das mesmas. Muitas vezes, as equipes FLL buscam, a qualquer preço, finalizar a dinâmica de grupo por acharem que assim serão melhores avaliadas. Mas, me digam, agindo com imprudência o que o time mostra aos juízes? Que opera imprudentemente.

friendship-teamwork-hands


E como podemos melhorar a visão das pessoas que são externas ao grupo sobre a maneira que trabalham?

Para isso, vou dar algumas dicas! Papel e caneta na mão, preparados?


A primeira é:
Leiam/escutem atentamente as instruções passadas.
Este passo é extremamente importante, pois sua equipe precisa saber exatamente o que deve ser feito, com quais ferramentas, em quanto tempo, com quais limitações, etc. Vocês precisam memorizar todas as informações importantes para que consigam realizar a dinâmica com prudência.
One tip: Um dos integrantes do time pode anotar em um papel rapidamente as informações, checando-as durante a dinâmica, para assegurar que nada se perdeu.

Uma vez que vocês já sabem exatamente o que deve ser feito, o próximo passo é:
Conversem com o grupo sobre o objetivo da missão e como irá resolvê-lo.
Etapa crucial de uma dinâmica bem realizada, através de conversa vocês decidirão coletivamente quais papeis 2013-06-12-19.21.04cada integrante terá no desenvolver do objetivo proposto. Há times que precisam de líderes com voz ativa, comandando as ações individuais e coletivas, outros times funcionam melhor sem líderes, com todos igualmente responsáveis pela iniciativa de trabalho. Perceba qual é a melhor forma que vocês realizam trabalhos nos treinos e, novamente, mostrem aos juízes somente o melhor de sua equipe.
One tip: Se reúnam sempre que puderem para tomar decisões, acostumando-se a discutirem ideias com respeito e de forma breve, tentando incluir o máximo de ideias que surgirem.

d025db713e4ddfdf33307f28ab5e2a7f

Após decidirem o como fazer, é necessário agora checar se todos entenderam seu papel na realização da dinâmica, assim:
Um dos integrantes fala em voz alta o que cada um irá fazer, verificando se todos estão de acordo e dando a ordem para o início das ações.
Este mesmo membro pode checar durante a dinâmica se todos estão conseguindo cumprir seus papéis. Quando uma equipe se preocupa com o entendimento dos membros, incluindo-os igualmente, a visão que se tem da equipe é de uniformidade, respeito entre os colegas, seriedade com o trabalho, etc.

Agora, o primeiro passo a ser dado antes do primeiro passo é:lego-upcycling-ideas-when-you-have-too-many-of-lego-bricks-08
Ter o controle do tempo.
Certifiquem-se que estão agindo dentro do tempo estabelecido pelos juízes. Atenção aos detalhes! Se a missão deve ser cumprida em 5 minutos, como vocês saberão quanto tempo já passou e quanto tempo ainda resta?
Como cada grupo possui vários membros, estabeleça previamente a responsabilidade pelo tempo a um destes membros. Treinem, e perceba, qual de vocês é a pessoa mais indicada para esta tarefa – comunicar ao time em tempo real quantos minutos ainda lhes resta.
One tip: Vocês podem usar um cronômetro, um despertador, uma ampulheta, o que acharem melhor. O importante é não se perder no tempo!

Há ainda muitas dicas que eu poderia lhes dar, mas vou deixar para um próximo post e vou fechar com uma lição sobre as dinâmicas de grupo:
Elas devem ser meios de sua equipe se divertir no torneio.
Terão que recolher o lixo espalhado no chão? Terão que escolher qual a melhor imagem representa seu time? Terão que pintar um quadro com os braços amarrados? Seja lá qual for a tarefa que lhes for designada, faça com alegria, curta aquele momento, se divirta com seus colegas. Aqueles minutos jamais voltarão, uma vez que cada momento é único no torneio. Durante a realização da Dinâmica de Grupo de Core Values, aproveite para mostrar aos juízes que vocês adoram trabalhar juntos, seja lá com o que for. Curtam realizar a tarefa com responsabilidade, mas também com diversão. Não existem lugares divertidos, existem pessoas divertidas – seja uma delas! =D

FIRST_FLL-Program-Teamwork
Fiquem com meu carinho, beijo grande e até a próxima!