Faltam poucos meses para o desafio da FLL 2015/2016 e as esquipes começaram a pesquisar seus projetos para a melhor utilização do reuso/reciclagem/redução ou para repensar a melhor forma de utilizar o nosso lixo, mas e em matéria de design, o que se deve esperar para os desafios de mesa?

Para isso, é preciso conhecer um pouco mais sobre os processos de recolho / tratamento / reutilização dos principais produtos comercializados. Vamos pegar por exemplo o plástico, como ele é reciclado? No último post publicado, é possível identificar que o plástico PET passa por várias fases de triagem para separação das garrafas e de suas tampas ou rótulos assim como também de todo o material de cola ou sujeira que possa estar dentro ou colado nelas.

Como conseguiríamos reproduzir esses processos de separação em uma construção LEGO de forma efetiva? Como segurar objetos e separá-los quando necessário? Como identificar peças de cores ou tamanhos diferentes? Como reutilizar essas peças?

É possível que na mesa possam existir desafios de separação, construção, reutilização e movimentação de objetos. Para isso, nada melhor que uma garra efetiva que possa segurar um objeto e transferi-lo de lugar, assim como também identificar cores de objetos que possam fazer parte de um todo, por exemplo, separar uma tampinha de uma garrafa PET.

No primeiro exemplo de construção, podemos ver abaixo vários modelos de garras que podem ser utilizados para esses objetivos citados. Vamos conhecê-los?

Eric Sophie’s Lego robotic gripper ( www.mocpages.com/moc.php/142970 )

Lego Claw / Grabber with Motor (www.mocpages.com/moc.php/411003)

Garra simples utilizada para empurrar objetos por Terrance McNally (https://www.flickr.com/photos/terrancemcnally/8243823486/in/photostream/)

Aguardem, em breve mais novidades e dicas de construção!

Enjoy!