20ec9b3

Olá pessoal, estamos muito felizes de termos encontrado vocês em todos os cantos do país! As regionais foram sensacionais e nos deram ainda mais vontade de escrever e compartilhar um pouco de todo o carinho e dicas do que vemos e observamos com vocês. Em todas as regionais tivemos várias indicações de como temos ajudado pelo menos um pouquinho em todos os valores que dividimos com vocês. E nada mais justo do que continuar fazendo esse trabalho não é mesmo?

Sabemos que muitos de vocês foram convidados a representar as suas regionais no desafio nacional que acontecerá em brasília de 18 à 20 de Março/2016. Mas sabemos que vários de vocês também precisam trabalhar em diversos aspectos como estratégias, desempenho, apresentações, soluções inovadores e pesquisa. Para isso, o nosso time irá indicar algumas soluções rápidas que poderão lhes direcionar nos assuntos mais marcantes de cada área.

Design do robô

Para começar devemos discutir sobre um assunto muito sério, as regras. Sim as regras estão sendo em várias ocasiões esquecidas, puladas ou ignoradas. O entendimento sobre elas é essencial e faz toda a diferença para uma boa apresentação. Todos esses materiais estão disponíveis no Portal da Indústria.
O primeiro ponto que devemos saber é que as equipes serão avaliadas, e algumas dessas informações apresentadas aqui foram retiradas das regras, vamos conhecê-las?

A equipe pode apresentar o sumário executivo (SEDR) no início da sessão de avaliação de Design do Robô. A apresentação inteira, incluindo a demonstração do funcionamento do robô e a explicação dos códigos de programação, não deve demorar mais tempo do que 7 (sete) minutos. Após sua apresentação os juízes irão fazer algumas perguntas sobre o robô para que seu time possa responder. Você não é obrigado a fornecer uma versão impressa para os juízes.

Estrutura básica: O SEDR deve incluir os seguintes elementos: Dados do Robô, Detalhes de Projeto e uma demonstração de funcionamento.

Dados do Robô: Compartilhe com os juízes um pouco sobre o seu robô, como por exemplo, o número e tipo de sensores, sistema de locomoção, número de peças, bem como o número de anexos/garras. Os juízes também gostariam de saber sobre a programação que seu time desenvolveu, o número de programas, a quantidade de memória usada por cada programa e qual programa completou as missões de maneira mais consistente.

Detalhes de Projeto:

1. Diversão: Descreva a parte mais divertida e interessante do projeto do robô, bem como as partes mais desafiadoras. Se o seu robô tem um nome, quem escolheu o nome e por quê. Se seu time tem uma história divertida sobre seu robô sinta-se livre para compartilhar.

2. Estratégia: Explique estratégia e raciocínio de seu time para a escolha e realização das missões. Fale um pouco sobre quão bem-sucedido foi o seu robô em completar as missões que você escolheu. Os juízes podem gostar de ouvir sobre a sua missão favorita e por que ela é a sua favorita.

3. Processo de Design: Descreva como sua equipe projetou seu robô e que processo você usou para fazer melhorias com seu projeto ao longo do tempo. Resumidamente compartilhe como diferentes membros do seu time contribuíram para o projeto e como você incorporou todas as ideias.

4. Projeto Mecânico: Explique aos juízes estrutura básica do seu robô, como você se certificou que seu robô é durável e como você o tornou fácil para reparar ou adicionar/remover anexos. Explique aos juízes como o robô se move, e quais mecanismos ou garras ele usa para completar as missões.

5. Programação: Descreva como você programou o seu robô para garantir resultados consistentes. Explique como você organizou e documentou seus programas, bem como, se os seus programas utilizam sensores para saber (e garantir) o posicionamento do robô no tapete.

6. Inovação: Descreva todas as características de seu projeto do robô que você sente que é especial, diferente ou especialmente inteligente. Demonstração de Funcionamento: Demonstrar o funcionamento do seu robô para os juízes realizando a missão ou missões de sua escolha. Por favor faça não demonstre uma partida completa, será necessário tempo para que os juízes façam perguntas a seu time.

Viram como é fácil? Tendo alguns desses aspectos prontos para sua apresentação, tenho certeza que todos os componentes da sua equipe saberão como apresentar e dividir o conhecimento adquirido durante essa temporada com os juízes em tão pouco tempo.

Espero que possa ter dado uma luz para o início da próxima temporada! Em breve teremos mais! Aguardem!
Ah, em breve teremos uma promoção de natal aqui no post, quem quer participar? 🙂

Que a força esteja com vocês! I have a good feeling about this!
Gui Lima