FLL_TT

Olá pessoal! Neste mês de Agosto teremos o lançamento oficial da nova temporada da FIRST LEGO League – o desafio Trash Trek. Novos desafios, nova oportunidade de realizar um trabalho exemplar, criando estratégias, garras, programações, pesquisas e soluções inovadoras que representam toda a grandeza de sua equipe.

Então que tal pensarmos um pouquinho sobre o Projeto de Pesquisa? Como ele está sendo trabalhado na sua equipe? Até agora, todas as informações que temos nos levam a pensar que o tema da temporada será voltado para o manejo e redução do lixo, como diz o texto logo abaixo do logotipo – “Encontrando novas formas de gerenciamento do lixo”.

Além deste logo, temos a descrição inicial do desafio de 2015 na página da FLL, ele diz: – Nós não estamos falando de lixo – nós estamos limpando-o! No desafio de 2015 da FIRST LEGO® League TRASH TREK, 290 mil crianças com idades entre 9 a 16* de mais de 80 países irão explorar o mundo fascinante do lixo. Desde a coleta, à triagem, à produção inteligente e reaproveitamento, há mais em seu lixo do que aparenta-se. Junte-se às equipes da FIRST LEGO League em uma Trek Trash para descobrir o oculto (ou não tão oculto) mundo do lixo!

Precisamos ter cuidado para não fugir do tema! Muitas equipes não leem todo o documento com atenção e voltam seus projetos a abordagens sobre o lixo que não se adequam a proposta da temática. Por exemplo, a equipe elabora seu projeto de pesquisa baseando-se nas crianças que vivem nos lixões – seu modo de vida e as dificuldades enfrentadas. Apesar de estarem falando do lixo, não estão encontrando formas de reduzir, repensar, reutilizar e reciclar o lixo. Assim que o desafio for lançado, não tenha pressa em começar o trabalho antes de ter a certeza sobre qual é a abordagem que sua equipe deve tomar. Como aquele velho ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”.

Mas a pesquisa inicial não necessita necessariamente ser certeira, uma boa abordagem do tema inclui várias formas de se enxergar o problema em uma primeira fase. Leia muito, explorando este amplo tema antes de se fechar em um único assunto. Descubra na sua realidade quais são os principais problemas existentes em decorrência do lixo, para que ao desafio oficial ser lançado você já tenha uma boa prévia do assunto e possa explorar mais sobre determinado ponto. Quantas formas de reaproveitamento dos materiais descartados existem na arte, indústria, projetos educacionais, entre outras?

TrashTrek-WebsiteArt-768x514_0

E onde pesquisar? Um dos critérios de avaliação da pesquisa é: quais os tipos de fontes utilizadas? Procure em sites da internet, filmes, livros, especialistas da área, pesquisas de campo, jornais, revistas, dados municipais, estaduais, estatísticos. Tente criar um know-how sobre o tema antes mesmo de ele ser lançado! Você já tem o caminho indicado pela FIRST dos EUA, basta segui-lo adequadamente!

Muitas equipes se preocupam em criar um vasto documento contendo bilhões de informações a respeito de sua pesquisa. Este não é o objetivo do Torneio. O registro é importante, mas o mais importante ainda é o conhecimento adquirido pelo aluno. O conhecimento que está em seu intelecto fará com que sua equipe consiga relacionar melhor as informações sobre o tema criando uma solução realmente inovadora, criativa e implementável. Nenhuma ideia surge a partir do nada, é necessária uma rede de conhecimentos prévios para que algo seja criado; muitas vezes, uma parte de uma ideia reside em uma pessoa e outra parte dela está em um amigo próximo, um parente, um colega de equipe, um professor.

Por isso é extremamente importante o Processo de Pesquisa. Explore os valores da FIRST que retratam sobre o conhecimento – sabendo que nem você e nem uma só pessoa detém toda a sabedoria humana. Somos seres limitados, porém, juntos, somos uma força criativa e inovadora imensa! Converse sobre o tema com um número grande de pessoas, mesmo que seja através de um livro! Converse com a mensagem passada para você através de um filme, esteja aberto para ouvir e relacionar seu conhecimento com o saber de pessoas que antes de você já refletiram sobre o tema do lixo. Explore.

Temos duas semanas antes do lançamento oficial da temporada. Utilize este tempo para aprender sobre o máximo do mundo da reciclagem, do reaproveitamento dos materiais, da separação adequada do lixo, da redução da quantidade de lixo produzido, das novas formas de se pensar sobre os descartes humanos. Esta é a hora. Não deixe para depois o que se pode fazer hoje! <3

E logo menos conversaremos mais sobre este importante assunto! =)
Desejo a vocês bons estudos, fiquem com meu carinho e até a próxima!

Beijos! Paulinha.