Olá meus amados times FLL! =)

Hoje vamos pensar um pouco mais sobre o Projeto de Pesquisa da Temporada Trash Trek. Para começar, vamos analisar a fundo o documento oficial que deve nortear sua equipe na hora de elaborar o projeto – http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_18/2015/06/11/9098/DesafioTemporadaTrashTrek.pdf

Além do documento oficial da temporada, sua equipe também deve assistir aos vídeos que complementam as informações passadas, então que tal começarmos pelo vídeo geral do Desafio Trash Trek?

Inicialmente, sua equipe deve identificar um problema na maneira que produzimos, ou lidamos com o lixo. Ou seja, qualquer item que você não queira mais e deseja se desfazer dele. Pode ser lixo caseiro, industrial, hospitalar, porém, não podem ser os lixos referentes ao esgoto ou gases emitidos pelos carros. Que tal conferir estas e outras dicas neste vídeo do Projeto?

Tenham uma boa base de pesquisa na hora de decidir sobre o tema, e sigam as dicas da gerente de Pesquisa da FLL Janete quando ela diz: Faça um projeto que signifique algo para você. Quando nos envolvemos com um projeto, vendo a real importância dele para nossas vidas e nas vidas de outras pessoas, todos os esforços requeridos são justificados.

Certa vez, durante uma avaliação de Core Values na temporada Nature’s Fury, perguntei a um time:
– Exemplifique a utilização dos Valores da FIRST na vida pessoal de vocês.
E uma garota me respondeu e, quando começou a falar se emocionou… lágrimas caíram de seus olhos (e dos meus também):
– O valor da FIRST que consegui vivenciar este ano foi “O que descobrimos é mais importante do que o que ganhamos”. Pois meu projeto de pesquisa foi aceito pela comunidade que vive em situações de risco, também foi aceito pelos governantes do município, e eu sei que ele pode salvar vidas. Não importa o resultado do Torneio hoje, eu já me sinto vencedora pelo nosso Projeto.

Vivenciar uma experiência como esta modifica a vida dos integrantes do time, modifica a comunidade onde é compartilhada, e modifica até mesmo nós, juízes. Por isso, não tenha pressa em decidir sobre o que pesquisar. Há centenas de equipes que acabam aceitando a primeira ideia que lhes foi passada, que nem ao menos se dão ao trabalho de pesquisar por si próprios. A pressa é a inimiga da perfeição, e uma escolha equivocada do tema pode prejudicar sua equipe nos Torneios.

Climate Connections, First Lego league konkurrence. Foto: © Michael Bo Rasmussen / Baghuset. Dato: 02.05.09

Climate Connections, First Lego league konkurrence. Foto: © Michael Bo Rasmussen / Baghuset. Data: 02.05.09

Citando uma das equipe que foi campeã mundial este ano, os membros perceberam que estavam com seu projeto de pesquisa fora do tema duas semanas antes do Torneio. O que você faria no lugar deles? Iria com a pesquisa errada ou correriam contra o tempo e faria uma nova? Pois é, eles optaram pelo caminho mais difícil e criaram um novo Projeto baseado num problema que se adequava ao tema do Desafio World Class e conseguiram obter sucesso em todas as etapas que participaram.

Assim, não se precipitem na escolha do tema e na solução inovadora! Estamos a dois meses de distância, ou mais, das competições FLL. Suas escolhas agora definirão o futuro de um Projeto realmente útil ou apenas mais só mais um. A temática do lixo é extensa e há muitos problemas não resolvidos. Saia do óbvio, da zona de conforto, e avance numa jornada pelo conhecimento do mundo do lixo.

Como podemos reduzir os processos de produção de lixo? Como podemos reduzir o lixo já produzido? Como podemos aferir lucro a estes processos? São questões a serem pensadas e repensadas neste período.

Faça levantamentos, gráficos, pesquisas de campo, enquetes, etc. Quantas pessoas que você conhece que podem lhe ajudar a fornecer informações sobre o tema? Você estuda em uma escola, aproveite a quantidade de salas presentes e envolva todos que puder nesta jornada! Você se lembra da história dos canudos contada no desafio? O esforço de uma criança para conscientizar todas as outras a utilizar menos canudos reduziu a quantidade de lixo desperdiçado. Não pense que você é pequeno demais para fazer grandes mudanças.

game_based_learning_2-1024x669

Mas isto não significa que seu trabalho deva parecer com uma tese de Mestrado, com normas ABNT e centenas de páginas escritas. Não, na FLL o Projeto se constitui em um trabalho bem feito de coleta de dados e registros diários em um local próprio da equipe – O Portfólio do Projeto de Pesquisa, o Diário de Bordo, etc. O que sua equipe precisa é de um bom Processo de Pesquisa – incluindo várias fontes de informação, especialistas da área, bem como uma boa revisão das soluções já existentes para o problema encontrado. Você já leu a rubrica do Projeto de Pesquisa com calma? Tudo o que os juízes irão avaliar em sua equipe está nela! Deposite um tempo para perceber quais são os pontos que merecem atenção de sua equipe na criação dos trabalhos.

Projeto de Pesquisa

154062807-640x413

Nosso site possui um espaço reservado à resolução de dúvidas. Caso queira, envie a ideia de seu projeto de pesquisa e nós podemos lhe ajudar a identificar se está, ou não, dentro do tema. É muito importante que este primeiro passo seja baseado em decisões certeiras. No próximo post de Pesquisa, abordarei como podemos melhorar a apresentação de seu projeto frente aos juízes. Então, vamos nessa? Mãos à obra e bom trabalho a todos!

Fiquem com meu carinho e até a próxima!
Beijos, Paulinha! <3