Sensor de Cor
Buenas!
Vamos dar continuidade as postagens, e hoje vamos entender o funcionamento do sensor de Cor.
Os sensores de Cor LEGO Mindstorms, são os abaixo mostrados:
Para compatibilidade, consulte o artigo aqui do Aprenda Robótica, do Anderson:
Conhecendo melhor o NXT e o EV3: Diferenças e compatibilidades
Existem outros sensores de cor, compatíveis com os Blocos LEGO EV3 e NXT. Porém, eles não são de uso permitido no FLL, e serão abordados em um artigo próprio no futuro.
Sensor de Cor: Funcionamento
O sensor de Cor funciona exatamente como o de luminosidade, porém, não lê apenas a quantidade de luz refletida total. Ele funciona com um princípio que chamamos de RGB, que vem das 3 cores base: Red (Vermelho), Green (Verde), Blue (Azul). Ou seja, ao invés de ler apenas a intensidade da luz refletida, o sensor “percebe” e mede a quantidade de luz refletida de cada uma das cores base.
Conforme a quantidade de luz refletida em cada uma das cores, o sensor determina qual cor seria. Sim, qual cor seria, por que os sensores podem ler cores diferentes daquela que vemos, conforme a textura do material.
A forma de leitura do sensor de Cor é muito parecido ao do sensor de Luminosidade, no modo Reflected Light, e por isso, todas as recomendações de posicionamento são as mesmas.
Lembrando que, no modo Reflected Light, a leitura do sensor sofre menos influência da iluminação do ambiente, pois o próprio sensor se encarrega de fornecer a luminosidade para ser refletida.
Mesmo com esse modo, o sensor de Cor EV3 tem uma diferença entre o sensor de Cor NXT: ele tem o modo “No Color”, que em tradução livre, “Sem cor” ou “Nenhuma Cor”, que é quando a luminosidade é insuficiente para ler qualquer valor, o sensor admite a leitura como 0 (zero). Esse recurso novo pode ser usado em alguns algoritmos mais elaborados.
Também é importante lembrar, que os sensores de Cor, tanto do NXT quanto do EV3, são calibrados para um determinado espectro de cor. Isso significa que é necessário medir se o verde que queremos ler, realmente é lido como verde. Ou qualquer uma das cores. E a questão do posicionamento do sensor influência de maneira mais impactante a leitura.
Posicionamento ideal do sensor de Cor, em relação a superfície a ser lida.
A posição de funcionamento “ideal”, é entre 1 a 2 vigas de altura e estar posicionado o mais perpendicular em relação a superfície a ser lida pelo sensor, com uma folga de +/- 5 graus (menos que o sensor de Luminosidade).
No próximo post, vou explorar melhor alguns ícones da programação, tanto do NXT quanto do EV3 software, mas destacando alguns detalhes que por vezes passam desapercebidos.
O sensor de cor do NXT também funciona no EV3? Tem alguma programação especial para utilizá lo no EV3?
Sim, funciona sim!
Você conseguirá usar os blocos padronizados para seu funcionamento.
Lembre-se que o sensor do NXT é de luminosidade, não de cor tá. 😉
Obrigada!
Eu comprei um sensor de cor para NXT, eu sei que tem o de “luz”. Eu vi que ele vê até 6 cores.
Porém, no EV3 alguns vê o branco (6), como preto (4). Mesmo, calibrando.
Valeu por tudo, gosto muito das dicas de vocês. Não deixem de postar. Abraço
1 ou 2 vigas de altura representam quantos centímetros?
Olá Caio,
Uma viga da LEGO representa algo em torno de 0.9cm.