Fala galera mais uma vez estamos aqui para falar de um item bem bacana e muito importante que são os eixos. Um eixo é uma linha central que divide um objeto em dois hemisférios.

Uma forma simples de entender isso é pensar em um carro, todos os carros possuem dois eixos sendo um dianteiro e um traseiro. O dianteiro faz o movimento de direção enquanto o traseiro completa o movimento para frente ou para trás.

Existem alguns “pinos de eixo” que podem ser utilizados em nossas construções. Apesar de possuírem a mesma espessura eles variam de cores e tamanhos. Os eixo fixos (fixed axles) possuem tamanhos em studs (assim como os bloquinhos que são medidos por número de cabecinhas existentes em cada bloco). Elas possuem os seguintes tamanhos: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12 e 32 studs.  Uma forma interessante de saber o tamanho de cada um é fazer o download desse material aqui em tamanho 100%. Coloque o eixo em cima dele e poderá saber o tamanho de cada um facilmente. Cabe lembrar que cada eixo possui uma cor específica, as de cores cinza são de tamanho ímpar enquanto os de cor preta são de cor par (com raríssimas exceções devido produções mais antigas). Os menores eixos são de cor vermelha (em alguns casos pretos) e possuem apenas dois studs de comprimento.

Imagem de régua do site: tomalphin.com

Os eixos flexíveis possibilitam realizar trabalho em ângulos. Sem contar que podemos utiliza-los para construir caixas de redução, garras, cestas entre outras inúmeras possibilidades. Esses modelos podem ser encontrados nos tamanhos 7 , 11, 12, 14, 16 e 19 mm.

Existem ainda alguns eixos que são bem diferentes e podem ser utilizados em situações bem diferentes. Um belo exemplo é o eixo manivela que é utilizado em motores de automóveis para movimentação dos pistões.

Eixo Manivela

O Eixo Cardã é um componente da transmissão, responsável pela transmissão do torque e cuja função é fornecer independência ás forças motrizes. Muito encontrado em veículos com motor dianteiro e tração traseira (conhecidos como 4×4) e em algumas motocicletas. Ele permite que o eixo  trabalhe em diferentes posições girando em diferentes ângulos.  Possuem tamanho entre 3 e 4 studs.

Eixo Cardã.

O Eixo com Parada pode ser utilizado como apoio de rodas em motores, travas rápidas em suportes, garras e vigas. Eles podem ser encontrados em tamanhos variados entre três e 8 studs.

EIXOS

Eixos com paradas no fim e no meio.

Raramente podemos encontrar um Eixo com engrenagem utilizado que é principalmente usado em movimentações de cremalheiras.

Eixo com engrenagem.

Bom galera espero que tenham gostado desse tema!
Obrigado!
Gui Constantino e Gui Lima.